BRASIL: FORNATUR: AÇÕES DEVEM PRIORIZAR PROMOÇÃO DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA
A Copa do Mundo 2014 acabou e agora o Brasil, especialmenteo Rio de Janeiro, volta os olhos para a realização dos Jogos Olímpicos 2016. Durante a 76ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), realizada na última sexta-feira (18), os participantes já sinalizaram a intenção de realizar ações conjuntas para promover o Brasil, especialmente nas Américas, com destaque para os países sul-americanos e o México, que enviaram números expressivos de turistas para o Mundial.
A presidente em exercício da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Kátia Bitencourt afirmou que “a Copa ajudou a consolidar o Brasil como grande organizador de eventos internacionais. As ´Américas´ terão papel relevante no fortalecimento da promoção internacional do Instituto”.
“O Turismo sai com força da Copa do Mundo com um legado poderoso de imagem que precisamos manter com ações promocionais permanentes. O trabalho conjunto, aliado ao enorme esforço dos secretários de turismo, resultaram em uma celebração memorável”, disse o ministro. Ele anunciou ainda que está buscando, junto à área econômica e outros setores do governo, meios para ampliar o orçamento do MTur e da Embratur.
Oreni Braga, presidente do Fornatur, comentou a mobilização das cidades-sede que tiveram papel fundamental no “êxito” da Copa do Mundo. Segundo ela, como legado do evento fica a visibilidade conquistada pelo Brasil. “Precisamos fazer um trabalho de manutenção e intensificar nossa promoção para que o turista da Copa volte e estimule a vinda de outros visitantes”, afirmou.
Planos
Da agenda para o segundo semestre constam iniciativas de estímulo às viagens internas e o reforço à promoção do Brasil em eventos internacionais e nos mercados prioritários.
Outra deliberação da reunião do Fornatur é que as Secretarias de Turismo entram na campanha Partiu Brasil, lançada pelo MTur durante a Copa do Mundo para estimular o brasileiro a viajar pelo País. A estratégia de marketing, que ganhou apoio da iniciativa privada, chegou ao público no mês de julho para aproveitar a redução de preços nas viagens internas. Em setembro, o MTur apoiará a participação de estados e municípios na Abav 2014.
Imagem: Divulgação/Embratur